terça-feira, 7 de junho de 2011

De novo a capucheta

Diz que saiu na imprensa que "empinar capucheta" é expressão da Moóca. Pode ser, mas também é da minha cidade - Jundiaí.

Chamem o Harri Lorenzi! Esse maravilhoso agrônomo faz ótimo enfoque das diferenças regionais: nunca diz que um ou outro nome que uma árvore recebe nos lugares onde cresce é superior. Todos são listados em ordem alfabética. Minha cidade, que é especialmente exótica nas denominações, agradece.

Mas faz tempo que não estranho que a Zona Leste, assim como o ABC, use expressões iguais às jundiaienses (quantas vogais, não?).

Só percebi a semelhança tempos depois de vir pra cá. Em Pinheiros, onde morava pra estudar, naquele tempo era barato, tudo era diferente. Eu era estrangeiro. Quando conheci o pessoal da Zona Leste, me senti em casa! As nossas expressões, palavras estranhas, tudo.

Tenho uma teoria, dessas que são boas pra algum estudioso refutar.

A estrada de ferro aproximou os dois lugares! a Zona Leste e o ABC são mais íntimos de Jundiaí do que da Zona Oeste, por causa da estrada de ferro Santos a Jundiaí. Os operários trabalhavam nos dois lugares.

Eram mais quilômetros, mas menos horas.

-----------------

PS: Cabe aqui um pedido de desculpas pra quem lê de longe (internet é que nem estrada de ferro). Esse comentário é um grito regional!

Um glossário ajuda: Moóca e Pinheiros são bairros de São Paulo; Zona Leste e Oeste, regiões da capital; e Jundiaí é uma cidade que fica a menos de uma hora de distância, ponta de uma estrada de ferro histórica que passa por Sampa, a "Santos a Jundiaí", que ainda funciona, mas não desce mais a serra.

.

Nenhum comentário: