segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Hora de verão

As mudanças do tempo são paulatinas. Como o próprio tempo.

Antes dos relógios, o momento de acordar vinha com o primeiro raio de sol que iluminava a cama. Desde o inverno, a cada dia um pouco mais cedo. Passo a passo.

Agora a mudança é uma hora de uma vez só. De sopetão.

“Como é bom o horário de verão. O trabalho já acabou e o sol ainda está lá.”

Até é verdade, quando se olha de uma ponta. Visto da outra ponta, de quem acorda na madruga, quando estava pra chegar o momento de acordar na luz, adiantam o dia e fazem o despertador gritar de noite novamente.

E aquela gente que pula cedo, que abre os negócios, que limpa as salas, que vai de ônibus, sai no escuro com todo o sono e a insegurança que vêm junto com a hora a menos.

Mas se economiza energia. Elétrica. E a tarde das compras fica mais bonita. É o que importa. Afinal quem decide adiantar os ponteiros não vive a mudança brusca. Acorda no frescor da nova manhã e pode, sem que nenhum chefe puna, atrasar o início do trabalho nas primeiras semanas, enquanto se acostuma. Paulatinamente.

.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

É pique é pique

Diz-que o Pique Pique foi criado por uns boêmios da Faculdade de Direito do São Francisco. Alguns discordam, mas não vejo razão pra disputar a autoria daquele horror. É uma cantoria arrastada, não tem ritmo e as pessoas (adultos!) ficam batendo palmas, tentando empurrar aquele bonde que não vai!  Toda vez que acaba o Parabéns a Você, fico torcendo pra que ninguém se lembre daquilo e se evite a tortura.

Recentemente teve briga pela autoria do "ai se eu te pego". Três moças se diziam as compositoras e alguém escreveu (o Zé Simão?): "mas precisa de três pra compor aquilo?"

Outro caso é bem mais antigo. O Antonio Maria, quando disseram que "Ninguém Me Ama" era plágio, mandou: "mas bem essa porcaria! eu tenho tanta música melhor!"

"Ninguém me ama / ninguém me quer / ninguém me chama de Baudelaire" cantava o engraçadíssimo compositor.

Se é verdade que foi na São Francisco que nasceu o Pique Pique, trata-se de uma das piores contribuições das arcadas para a humanidade.


Origem do PIQUE PIQUE

.